
LAÇO ANALÍTICO / ESCOLA DE PSICANÁLISE

Mapa Mundi | Países de Convergência
www.convergenciafreudlacan.org
â
Convergência, Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana
â
Por que o Movimento?
â
Convergência é um movimento que suporta vários modos de organização das instituições que dele participam.
â
Qualquer associação ou instituição psicanalítica do mundo pode pedir seu ingresso. Reconhecemos em ato a diversidade histórica, geográfica e de línguas das diferentes posições associativas. Apostamos na multiplicidade de laços, convidando à formação de cartéis ou grupos de trabalho.
â
Trabalhamos organizando seminários, jornadas ou congressos que favoreçam a troca e a difusão dos fundamentos da prática da psicanálise e sua continuidade. Estas atividades se organizam com a participação de ao menos duas instituições membro, na lingual, cidade, país e modo de acordo.
â
Por que Convergência?
â
Para fazer avançar as questões cruciais da Psicanálise,
Convergência Movimento Lacaniano para a Psicanálise
Freudiana foi fundada em 1998 em Barcelona, por
quarenta e cinco associações psicanalíticas da Argentina,
Alemanha, Brasil, Equador, Espanha, Estados Unidos,
França, Itália e Uruguai.
â
Com este objetivo, cada Instituição-membro do Movimento
apresenta em um congresso tri-anual, congressos regionais,
jornadas, fóruns ou atividades em que participam pelo menos
duas instituições-membro, as diferenças que legitima a partir
de um ou mais traços no real da cura. Vale dizer, a partir de
sua tese sustentada em alguns dos momentos do ensino de
Lacan, apoiada na invenção de Freud.
â
Deste modo, esta nova modalidade de enlace entre analista se diferencia da instalação do laço primordial e autoritário próprio de uma supra-instituição. A tal ponto que, em Convergência, a multiplicidade de línguas, de leituras, e a diversidade das diferentes posições associativas que a integram não é considerada um problema. O Movimento se propõe a acolher o princípio da diferença fecunda presente entre tais posições enunciativas.
â
Convergência, em seu ato de fundação, aposta em responder às diversas formas que o mal-estar na cultura assume hoje. Além disto, é parte de nossos objetivos o oferecer aos psicanalistas reunidos em Convergência uma força política que apoie sua inscrição social nos diferentes contextos internacionais nos quais seu ato tem lugar.
â
Instâncias de decisão
â
As decisões são tomadas nas diferentes Comissões de Enlace.
â
Comissão de Enlace Geral: Se reúne uma vez por ano, alternadamente na Europa ou na América. Ela se compõe dos delegados, titular e suplente, que representam as instituições membro. Ela faz as decisões que julgar úteis e necessárias para a condução a bom termo quaisquer objetivos propostos e que sejam conforme o espírito de Convergência.
â
Instituições participantes do Movimento Convergência, Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana.
â
Convergência reúne diferentes associações ou instituições psicanalíticas, criadas em diferentes regiões do mundo.
Cada uma delas se constituiu a partir de um traço no real da cura, ou a partir de uma tese sustentada em uma das etapas do ensino de Lacan em sua releitura de Freud.
â
A formação, a nominação e/ou a designação de seus analistas permanecem como competência de cada uma das instituições membro de Convergência. Nosso Movimento possibilita trabalhar com esta diversidade.
â
Como Participar?
â
Qualquer analista, associado ou não associado, poderá participar no debate, no intercâmbio e nas atividades de produção de Convergência. Além disto, pode integrar os diferentes grupos de trabalho de Convergência que foram constituídos. Toda a comunidade pode participar nas atividades. Participar no Movimento requer um trabalho prévio. Uma associação que queria fazer parte deste Movimento deve se comprometer com um projeto de trabalho e desenvolvê-lo junto com ao menos três associações com as quais tenham transferência de trabalho e que já pertençam a Convergência. Desde o momento em que seu trabalho é aceito pelos membros das demais associações, poderá assistir às reuniões anuais do Comitê de Enlace Geral e pagar a cota anual para afirmar sua adesão.